Publicidade

Recepcionista

Quando bem gerida, a categoria de recepcionista, principalmente em hotéis e grandes empresas, pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

O recepcionista é a cara da instituição que representa, seja esta um Hotel, empresa de telefonia ou um banco.  Segundo Karina Abdul, gestora de Recursos Humanos "um recepcionista bem treinado e com formação adequada pode ascender à  categoria de Relações Públicas".

Expectativa Salarial
Os recepcionistas auferem um salário mínimo de dois mil e quinhentos meticais se estiverem a trabalhar para pequenas empresas.

Em empresas grandes como as de Telefonia Móvel, Ministérios ou Bancos ou ONGs podem receber no mínimo, seis mil meticais.

Em Hotéis, os salários são mais altos e variam entre 10 – 20 mil meticais e muitas vezes são pagos em divisas.

Requisitos
Os requisitos para trabalhar como recepcionista, assim como os salários, variam conforme o local de trabalho.

À um recepcionista dum pequeno escritório pode lhe ser exigido apenas 12 ª classe e conhecimentos básicos de atendimento aos visitantes e atendimento e encaminhamento de correspondência e chamadas telefónicas.

Numa empresa maior serão lhe exigidos outros requisitos adicionais, como domínio de línguas estrangeiras, uso de computadores, etc.

Em hotéis, são exigidos não apenas técnicas de atendimento ao cliente e línguas estrangeiras, como também diploma em Turismo ou áreas equivalentes. "É que um recepcionista de hotel tem que ser polivalente e ser capaz de vender não só a imagem do Hotel como também do próprio pais", explica Lordes Maria, especialista em Recursos Humanos.

Condições de Trabalho
A maior parte dos recepcionistas de hotéis e grandes empresas usufruem de benefícios sociais como ajuda medica e 13º salário. Eles são regidos pela lei de trabalho que prevê ferias anuais e licença de maternidade.

Nas empresas mais pequenas, o caso torna-se mais difícil principalmente quando os contratos são precários.

Os horários de trabalho dependem do local. No hotel, variam conforme a escala de cada estabelecimento. Noutros locais, os recepcionistas se submetem aos horários combinados no acto de contratação.

loading...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Loading...
<!-- /15944428/Meusalario.org/Meusalario.org_ROS_Inarticle_Video --> <div id='div-gpt-ad-1604915830963-0'> <script> googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1604915830963-0'); }); </script> </div>